Política

Conhecido na política de SG, Adolfo Konder está com coronavírus

Adolfo Konder, secretário de Cultura, é um dos integrantes do Gabinete de Crise, criado pela Prefeitura do Rio, para ações de combate ao vírus. Foto: Marcos de Paula - Prefeitura do Rio (Arquivo)

O secretário de Cultura do Rio, Adolfo Konder (DEM), está com o novo coronavírus (COVID-19). Conhecido no meio político de São Gonçalo e por ocupar a presidência da MultiRio (empresa municipal de multimeios, ligada à Secretaria Municipal de Educação), Konder está em casa cumprindo o período de isolamento, por orientação médica.

Ele é um dos integrantes do Gabinete de Crise, criado pela Prefeitura do Rio, para ações de combate ao vírus. De acordo com o Executivo da capital, outros quatro secretários municipais também tiveram exame positivo para a doença.

"Gostaria de tranquilizá-los que estou bem, em casa, com poucos sintomas, trabalhando em minha rotina de reuniões por videoconferência com nossa equipe, Prefeito, demais secretarias e coordenado as ações da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro nesse momento tão difícil para todos", explicou Adolfo Konder.

Enquanto homem público, ele ressalta que tem como missão estar na linha de frente no enfrentamento dos problemas sociais causados pelo avanço do Covid-19 e que por isso tem feito uma série de ações para tentar minimizar os prejuízos gerados para os produtores de Cultura do Rio.

"Temos apoiado os circos da Zona Oeste do Rio em parceria com o Sesc, fornecendo uma tonelada de alimentos a essas famílias que vivem da arte, além de um mapeamento para identificar as demandas dos mais vulneráveis", ressalta.

Por meio de uma rede social, Adolfo agradeceu as mensagens positivas que têm recebido de pessoas próximas. "Muito obrigado a todos por cada mensagem positiva, oração, gesto de apoio e carinho. Fico muito feliz em saber que vocês estão na torcida pela minha saúde e breve recuperação", celebrou.

Secretários

Beatriz Busch, secretária de Saúde, foi hospitalizada no início da última semana com sintomas da doença. Também tiveram exame com resultado positivo a ex-secretária de Educação Talma Suane e a de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju, e de Pessoa com Deficiência e Tecnologia, Marco San. O subsecretário de Saúde Jorge Darze é outro entre os infectados. Todos estão bem e cumprem quarentena em suas casas, garante o Executivo do Rio.

Crivella testa negativo para a Covid-19

Já o teste rápido realizado no prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu negativo para o novo coronavírus (Covid-19) na última quinta-feira (2). O resultado, porém, não é considerado parâmetro definitivo quanto à presença ou não da doença. De acordo com assessoria da prefeitura, “o prefeito está bem de saúde e não está com nenhum dos sintomas da doença”.

Crivella está tomando todos os cuidados recomendados pelos especialistas em saúde, como lavar as mãos constantemente com água e sabão e usar álcool em gel. Ele também faz o uso de máscara quando necessário e passou a trabalhar a maior parte do tempo de casa.

Demais testes também dão negativo

Um outro grupo de secretários testou negativo para a Covid-19: Gutemberg Fonseca (gestor do Gabinete de Crise e secretário de Ordem Pública); Bernardo Egas (Meio Ambiente); Renato Moura (Trabalho e Inovação); Sebastião Bruno (Infraestrutura); Felipe Michel (Eventos); Fernanda Tejada (Urbanismo); e Paulo Amêndola (Transportes).

Afastamentos na Prefeitura do Rio

A Prefeitura explicou que Talma Suane pediu exoneração para cuidar da saúde, mesmo estando há uma semana em isolamento voluntário. Já Renato Moura e Felipe Michel pediram afastamento devido ao prazo de desincompatibilização determinado pela Justiça Eleitoral para quem pretende ser candidato nas eleições de outubro.

< Guedes afirma que governo "mudou eixo da economia" Taxistas beneficiados com cestas básicas no Rio <